data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
A serviços gerais aposentada Maria de Lourdes de Vargas, 65 anos, nasceu em Santa Maria. Ela foi casada com o mecânico Adair Paz de Vargas, falecido, e era mãe de Shirlei, Simone, Bruno e Adair. Os netos Vitória, Gabriel, William, Ingrid, Geovana, Gustavo, Dionata, Cleisson e Letícia, e os bisnetos, Bernardo, Arthur e Caio, completavam a alegria dela.
Maria de Lourdes gostava de cozinhar e de receber visitas. Com quem chegava, à casa da aposentada, ela tomava chimarrão e sempre tinha assunto para uma longa conversa, conforme Bruno.
Ainda segundo o filho, a aposentada tinha muita fé em Deus e era bastante comprometida com as atividades da igreja que frequentava, entre elas, reuniões de oração e cultos. Acolhedora e hospitaleira, ela adorava receber grupos de estudos bíblicos em casa:
- Desde que casou, a mãe tinha o prazer de ver a casa cheia. Ela adorava conversar.
Segundo Bruno, Maria de Lourdes nasceu com o dom de ser mãe. Ele conta que ela foi incansável em ajudar os filhos, inclusive na criação dos netos e bisnetos.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Viajar, descansar no interior da cidade e participar dos retiros da igreja estavam entre as atividades preferidas por Maria, conforme conta Adair. Com a mãe, ele aprendeu valores como respeito, amor e dedicação para com os familiares.
- Nos piores momentos da minha vida, a mãe esteve ao meu lado, me orientando pelo caminho certo. Cada momento com ela foi muito importante para mim - diz o filho.
Para a nora Thaise Grigolo de Vargas, Maria foi como uma segunda mãe e, por inúmeras vezes, conselheira. Ela comenta que a relação das duas era de compreensão, companheirismo e sinceridade:
- Ela me ensinou a ter fé em Deus e acreditar que tudo pode melhorar, que precisamos acreditar nas pessoas. De Maria, recebi importantes aprendizados a respeito de família, filhos e casamento. Ela também me ensinou a cozinhar.
Maria de Lourdes de Vargas morreu em 13 de outubro, devido a um aneurisma. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária São Martinho
21/7
- Jeferson Pereira, aos 50 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
- Julio Hoher Neto, aos 74 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
- Armindo Huber, aos 69 anos, sepultado no Cemitério Santa Rita
1/8
- Eva Silva de Mattos, aos 93 anos, sepultada no Cemitério Municipal de São Martinho
- Elio Dicvel, aos 76 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
2/8
- Euclides Vedroso da Rosa, aos 63 anos, sepultado no Cemitério Água Negra
5/8
- Manoel da Silva, aos 83 anos, sepultado no Cemitério São Caetano
6/8
- José Pedro Soares Portella, aos 79 anos, sepultado no Cemitério São José
15/8
- Pedro Antunes Dorneles, aos 84 anos, sepultado no Cemitério Pau-a-Pique
19/8
- Lidia Predebon Iop, aos 93 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal